quarta-feira, 17 de setembro de 2014

                                 RIFANDO A CAUSA NEGRA EM TROCA DE VOTOS

Sob o falso manto de homenagem a gloriosa Frente Negra Brasileira, um grupo de negros equivocados e/ou meramente oportunistas usaram o ‘santo’ nome da FNB para angariar votos para os candidatos do governo, em Savador. Lançam mão de um dos maiores símbolos da luta negra no Brasil para colocar na rua uma campanha açodada, desesperada, eleitoreira e, por isso mesmo, desrespeitosa! Tantos corpos tombados nos últimos dias na mesma cidade não mereceram um milésimo dessa disposição negrista. A ausência de fóruns para debater e encaminhar nossas demandas continua sendo, na contemporaneidade, o grande túmulo do Movimento Negro (ah, no SINGULAR, por favor!). É daí, inclusive, que emerge a legião de candidatos que ano a ano vêm falar, por si mesmos, em nosso nome. Zumbis?Quisera fossem... É também dessa cova (ainda não soterrada, sonho eu) que surge agora essa triste convocação, mas que não fará revirar espíritos como os de José Correa Leite e Aristides Barbosa, impassíveis em sua dignidade.
Que negros e negras em movimento manifestem seu apoio aos candidatos Dilma. Rui e O... é um direito que lhes cabe. Não fecho os olhos, aliás, ao fato e ao salto da presença negra em esferas governamentais nos últimos anos, ainda que em lugares delimitados por um cerimonial branco, como convidados. Contudo, que não façam de nossas aspirações seculares, de nossos símbolos maiores muletas improvisadas para simplesmente tentar alavancar números de uma corrida eleitoral e eleitoreira. Não, senhoras e senhores, não. Homenagem à Frente Negra seria a convocação diuturna para rearticularmos nossas forças e fazer frente, por exemplo, ao genocídio da juventude negra.
Ficam aqui as palavras de Márcio Barbosa no artigo (ele também tem um livro sobre) “FRENTE NEGRA BRASILEIRA – Gestando um PROJETO político para o Brasil.*
“Nem sempre o protagonismo afro-brasileiro é lembrado de forma positiva ao longo da história. A nós os relatos oficiais geralmente reservam o papel de coadjuvantes nos grandes eventos, especialmente naqueles que ajudam a definir a situação sociopolítica do país.”

Lande

*Ver no site quilombhoje2.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário