quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

para  Kaique Augusto Batista dos Santos, jovem paulistano, morto em 11/01/2014,

 para Rose, e Ivana Sol. 

Para Alile Dara Onawale, filha que segue para a terra de Kaique, São Paulo...

Em 2008, no Terreiro Tanuri Junsara, ao ser apresentado ao assentamento de Hoji Mukuumbi (Rôji Mukumbi),
o poeta Oliveira Silveira me falou de Hoji-ya-Henda. 
Nestes dias, tenho buscado a fibra dos três...Como diz uma poeta: espada à espreita, sigamos.

Hoji-ya-Henda







O patrono da juventude angolana
Hoji Ya Henda
O camarada José Mendes de Carvalho, o célebre Comandante Hoji-ya-Henda, apelido de guerra que, em português, significa “Leão do Amor”, nasceu em N’dalatando, província do Cuanza-Norte, aos 29 de Julho de 1941.
O pai, Agostinho Domingos de Carvalho, era enfermeiro auxiliar e a mãe, Florinda de Carvalho, era doméstica.
A família viveu em N’dalatando e, depois, em Bula Atumba. O casal Carvalho vivia na companhia de seis filhos, dos quais José Mendes de Carvalho era o mais-velho.
Os pais pertenciam à Igreja Metodista Unida de Angola, tal como José Mendes de Carvalho, que fazia parte da Juventude da Igreja Cristã em Angola (JICA) e do seu grupo coral.
42 Hoji Ya Henda
Integrado muito jovem nas fileiras do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola), o Comandante Hoji-ya-Henda morreu, em combate, no dia 14 de Abril de 1968, aos 26 anos de idade, quando liderava um ataque guerrilheiro ao quartel das tropas coloniais em Karipande, na província do Moxico.
Naquele dia, cerca das 17 horas, o Comandante Henda entendeu que devia passar ao assalto e, levantado-se corajosamente, cortou o arame da vedação e mandou avançar os guerrilheiros. As suas últimas palavras foram: “Avancem guerrilheiros!” e, de seguida, foi atingido na cabeça, por uma bala.
O seu corpo foi recuperado debaixo de fogo inimigo, transportado e sepultado nas proximidades do rio Lundoji, perto de Karipande, localidade do actutal município do Alto Zambeze, na província do Moxico.
Como reconhecimento e homenagem ao intrépido Comandante Hoji-ya-Henda, a 1ª Assembleia do MPLA, da Frente Leste, realizada de 25 a 28 de Agosto de 1968, atribuiu-lhe o título póstumo de “FILHO QUERIDO DO POVO ANGOLANO E COMBATENTE HERÓICO DO MPLA”.
Herói Nacional, ele é o patrono da juventude angolana.
A data da sua morte, 14 de Abril, é comemorada, todos os anos, como o Dia da Juventude Angolana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário